Mandato participativo

Fonte: Blog do Cafezinho.

Em meio à crise política, onde os cidadãos têm se distanciado das instituições representativas, o deputado Rôney Nemer criou uma nova maneira de dialogar com a população. Utilizando as redes sociais, o parlamentar expõe os projetos que apresenta na Câmara dos Deputados e abre espaço para discussão de temas relevantes e polêmicos.

Entre as questões mais discutidas na página que o deputado mantém no facebook, está a obrigatoriedade de prestação de serviços remunerados em hospitais públicos por médicos formados em instituições públicas ou pagas com recursos do Estado. Há mensagens de apoio, outras expõem divergência, mas o que todas têm em comum é atenção que o parlamentar dedica. “É muito bom poder contar com a opinião das pessoas. Estamos estudando modificações nos projetos com ideias que chegaram pelas redes sociais. Estamos preparados para elogios, críticas e sugestões. O que queremos que todos possam se sentir representados. Que possam atuar diretamente na construção de projetos. Influenciar no futuro da sociedade”, defendeu.

Outro tema polêmico abordado por Nemer nas redes sociais é a ampliação da licença paternidade para 30 dias, ao invés dos cinco atuais. O autor da proposta destaca que o papel social do homem mudou. “Hoje não existe mais esse papo de homem trabalha e mulher fica em casa. As atribuições são divididas. Então abri essa discussão para que possamos chegar em um denominador comum. Quero ouvir o setor produtivo, as entidades representativas e os trabalhadores em especial”, argumentou.  Na página, mães e pais apontam opiniões. Muitos expõe experiências pessoais. Um dos seguidores garante que a necessidade é real e afirma que os 30 dias seria ideais para colaborar com a esposa na fase pós-parto.

O certo é que em tempos de crise, onde a população mantém distância de seus representantes, Rôney Nemer saiu na frente no diálogo ostensivo com seus eleitores.